terça-feira, 8 de junho de 2010

Ser sal e luz no mundo

Vós sois a luz do mundo, brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste!
Mateus 5, 16


Santo do dia Santo Efrém

O diácono Efrem da Turquia, nos anos 306-373, utilizava a música para evangelizar.
Por isso , foi chamado de Harpa do Espirito Santo.
Além disso, foi grande mestre de catequese e educador do povo e dos monges.

Liturgia do dia 1 Reis 17, 7-16 Mateus 5, 13-16

Na leitura do Reis vemos que Elias vai até Sarepta e encontra uma viuva com um filho, lhe pede comida, porém esta lhe diz que tem somente para um pão, que ia comer com o filho e esperar a morte, mas Elias disse para ela fazer e lhe dar, que Deus não deixará faltar.
A viuva confiou nas palavras de Elias, creu e fez como dissera, e comeram, nunca mais lhe faltou o necessario.
Nós também devemos crer na Divina Providência de Deus, que nos ama, e providência o necessario, devemos fazer a nossa parte e Deus agirá.
No Evangelho Jesus nos diz:
Vós sois o sal- Vós sois a luz
Através das leituras de hoje Jesus nos ensina que cada um de nós deve crer em Deus, ter fé, esperança em sua providência.
E devemos ser sal e luz para os irmãos, em nosso dia a dia, em casa, no trabalho, na escola, no lazer, com todos aqueles que encontramos.
Somos sal na vida do irmão, quando o acolhamos, dando-lhe apoio, uma palavra de consolo, uma ajuda, enfim agimos como a viuva de Sarepta.
E somos luz quando iluminamos a vida do próximo, levando uma palavra de fé, de esperança, a Palavra de Deus, para iluminar seu caminho, para ver seus erros e corrigir, para ter paz.
Como São Tiago nos diz que nossa fé não tem valor se não tivermos obras, assim estaremos como Jesus nos pede sendo sal e sendo luz.
Sal--- Agindo
Luz--- Levando a fé a esperança em Deus

Nenhum comentário: