terça-feira, 31 de agosto de 2010

Viver segundo o Espirito Santo

Nós não recebemos o espirito do mundo, mas recebemos o Espirito que vem de Deus, para que conhecemos os dons da graça que Deus nos concedeu.
1 Corintios 2, 12

Liturgia do dia 1 Corintios 2, 10-16 Lucas 4, 31-37

Vimos na liturgia de ontem que Jesus nos dá o Espirito Santo no dia do nosso Batismo, que Ele nos transmite os seus dons.
È o Espirito Santo que nos dá o dom da sabedoria para podermos reconhecer qual é a vontade de Deus, para cada um de nós.
Através da leitura da Biblia nós vemos os ensinamentos de Jesus, como Ele viveu, para podermos também viver e assim estaremos fazendo a vontade de Deus.
Estamos no mundo mas, não devemos pensar como o mundo porque pertencemos ao céu, e é para lá que devemos ir, por isso devemos pensar nas coisas do céu.
Viver, pensar, falar como Jesus, nosso Mestre e Senhor.
O demonio nos quer tirar do caminho de Deus, e por isso faz de tudo para nos tirar, e nos usa, devemos ser firmes no nosso propósito de seguir o caminho do bem renunciar o caminho do mal.
Infelismente muitas pessoas optam pelas coisas do mundo e acabam preferindo o mal, vivem na mentira, na injustiça, no egoismo...
Para mantermos firmes no caminho do bem devemos rezar muito, meditar a Palavra de Deus na Biblia, e deixar-se iluminar pelo Espirito Santo.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Espirito Santo nos consagra

O Espirito Santo está sobre mim, porque me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova.
Lucas 4, 18

Liturgia do dia

1 Corintios 2, 1-5 Lucas 4, 16-30

Jesus disse O Espirito do Senhor está sobre mim.
Jesus Cristo que fora batizado por João Batista no Rio Jordam, ficou cheio do Espirito de Deus, e iniciou sua missão de anunciar a Palavra de Deus eo Reino de Deus.
Prometeu que nós iriamos receber o Espirito Santo, e de fato nós o recebemos no dia do nosso Batismo, e também somos consagrados para anunciar a Boa Nova a todas as pessoas.
Com o Espirito Santo, recebemos a adoção de filhos de Deus e herdeiros do céu, seu reino.
São Paulo nos diz que Jesus deve ser o centro de nossa vida, deve reinar sobre nós.
O Espirito Santo nos leva a viver uma vida nova, uma vida cristã, como Jesus viveu, onde reina em nosso coração os frutos do Espirito, o amor, a bondade, a misericórdia e a caridade.
Na nossa vida como está em eclesiastes de ter tempo para tudo, principalmente para fazer a vontade de Deus, rezando, meditando sua santa Palavra, pois assim teremos condições de viver como Jesus, porque conhecemos sua vida.
Em nosso dia a dia deve ser vivido segundo o Espirito, amando o próximo, não praticando a injustiça, não falando mal dos outros...
Viver segundo o Espirito é ser discipulo e missionário de Jesus, dando testemunho através da nossa vivência.

domingo, 29 de agosto de 2010

Fazer tudo pelo amor a Jesus

Na medida em que fores grande, deverás praticar a humuildade e assim encontrarár graça diante do Senhor.
Eclesiastico 3, 20


Liturgia do dia
Eclesiástico 3, 19-21.30-31 Hebreus 12, 181.22-24 Lucas 14,1.7-14

Neste mês de Agosto refletimos sobre as vocações, na primeira semana a vocação sacerdotal, na pessoa do padre, na segunda semana vocação matrimonial, nas pessoa do pai, a familia, na terceira semana vocação religiosa consagrada, na pessoa das freiras e irmãos, na quarta a dos leigos, todos os batizados e finalmente a última dos catequistas.
Toda a pessoa é chamada por Deus á uma missão, para isto Deus nos dá uma vocação, que devemos descobrir e vive-la.
Jesus no Evangelho chama a todos, ricos e pobres, sábios ou não para um grande banquete, deseja que todos participem de seu reino, cada um com sua vocação e condição de vida, não importa o que façamos.
Na sua igreja temos várias tarefas, vários deveres, que devemos realiza-los por Jesus e por amor a Jesus.
Não importa o que façamos mas, temos que faze com amor, sem esperar recompensa ou elogio, desjar cargos importantes, tudo é importante para Deus de for feito com amor.
Santa Teresa de Calcutar fez a diferença no mundo porque via no próximo a presença real de Jesus, que vejamos nas pessoas a presença de Jesus.
Que vivamos nossa vocação em nosso dia a dia, no estado de vida em nos encontramos nunca visando os primeiros lugares e nem honra, mas por amor a Deus e ao próximo.
Sendo verdadeiro discipulo e missionário de Jesus no mundo.

sábado, 28 de agosto de 2010

Deus nos dá os dons para colocarmos á serviço

Muito bem, servo bom e fiel!
Mateus 25, 23

Santo Agostinho

Filho de pai pagão e mãe cristã. Espirito afoito e sedento da verdade, transitou por diversas correntes filosóficas e seitas até chegar ao cristianismo, graças ás orações de sua mãe.
Santa Monica sua mãe rezou por ele trinta e oito anos.
Abraçou o sacerdocio e tornou-se bispo de Hipona.

Liturgia do dia 1 Corintios 1, 26-31 Mateus 25,14-30

Vemos na parabola que Deus dá ao cristãos talentos ( dons) que devem ser colocados á serviço da comunidade, e dos irmãos.
Diante de Deus não conta o privilégio, nem a cultura, nem o pretigio, mas unicamente a tranparência interior e humilde de espirito.
O cristão não tem outra missão senão dar a própria vida, e deixa-la tomar conta gota a gota, dia a dia, reconhecendo que Jesus é o centro da vida e, fora de seu amor, não se pode viver.
Um dia Jesus nos pedirá conta se colocamos nossos dons á serviço dos irmãos, da comunidade ou não, se fomos egoistas, guardando-os só para nós, que perderá todo o valor.
Deve vigiar as suas atitudes se elas estão ó serviço do próximo, de estamos praticando a caridade fraterna, o amor e o perdão.
Lutar pelo crescimento da fé em Deus, orando e meditando, participando dos Sacramentos
Será que quando Jesus vier Ele nos dirá Servo bom e fiel, ou servo mau.?

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vigiai em seu coração e atitudes

Vigiai e orai para ficarde de pé ante o filho do Homem.
Lucas 21,36

Santa Monica

Nasceu em Argelia em 331, mãe de Santo Agostinho, pela oração assidua e confiante, e pelas lagrimas alcançou a transformação espiritual do filho.
Esre em suas confissões, descreveu-a como mãe cristã contemplativa, atenta ás necessidades dos humildes e dos pobres.

Liturgia do dia 1 Corintios 1, 17-25

Muitas pessoas que até participam da Igreja estão desatentas em sua fé, e não se preparam para a vinda do Senhor.
Agem como as virgens imprudentes, que veio o noivo e não estavam preparadas para recebe-lo.
Jesus avisa que ninguém sabe a hora e nem o dia, mas que devemos estar preparados.
Nós devemos ter nosso espirito preparado, vigilante em nossas atitudes e ações do dia a dia.
Santo Inácio de Loyola chama estar vigilante é ter discenimento para nossa vida espiritual.
Nós cuidamos muito do corpo, da saúde fisica, mas nos esquecemos da saúde espiritual.
Ver todos os dias como agimos durante o dia, ver as nossas palavra, se foram boas, que trouxeram beneficio para o próximo, se não falamos mal dos outros, coisas imorais, se em nosso coração não tem sentimentos contrários aos de Jesus, ódio, inveja, ciumes, mente impura com maus desejos.
Conseguimos através de muita oração e meditação da Palavra de Deus.
Vamos estar preparados para receber Jesus.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Senhor voltará, ficai vigilante

Ficai atentos! Porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
Mateus 24,42

Liturgia do dia 1 Corintios 1, 1-9 Mateus 24,42-51

Os dscipulos ficaram preocupados quando Jesus lhes falou dos fins dos tempos, e queriam saber quando seria mas Jesus lhes respondendeu, que ninguém sabe quando será, nem Ele.
Pede lhes que fiquem vigilantes, alertas para a vinda do Senhor.
Não precisamos ficar preocupados quando será, o que precisamos fazer é vigiar, isto é:
Viver segundo a Palavra de Deus, fazendo a sua vontade em todos os dias, seguir os ensinamentos de Jesus, como vimos na meditação de ontem, rezar, meditar, e ver sempre as nossas atitudes e ações, se são realizadas como a vontade de Deus, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Infelismente nós ficamos muito preocupados com as coisas da terra e esquecemos das coisas do céu, as da terra tudo passa, tudo termina, tudo é vaidade, somente as do céu permanecem.
Como Santa Teresa Dàvila disse: Só Deus basta.
È o que precisamos ter em mente ter somente Deus como sentro de nossa vida, ter Jesus como companheiro, amigo e mestre, só em Jesus encontramos a paz verdadeira, a que o mundo dá além de ser passageira, termina rápido, e na maioria das vezes traz tristeza.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nosso Mestre Jesus nos ensina a ser feliz

Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido na ociedade.
2 Tessalonicenses 3, 7

São Luiz IX

Nasceu na França em 1214, recebeu sólida formação cristã, que não abandonou, mesmo depois de tornar rei da França.
Aproveitou-se do poder para se dedicar aos pobres, criar hospitais .

Liturgia do dia 2 Tessalonicenses 3, 6-10.16-18 Mateus 23, 27-32

Somos especiais porque nosso Pai é Deus, não somos simples criaturas somos filhos de Deus.
E Jesus Cristo, que Deus nos enviou para nos ensinar a ser feliz, sempre nos ensinou a seguir o caminho certo, a fazer a vontade de Deus, para conseguirmos a felicidade, a ter paz e alegria.
Porém nós nem sempre agimos como filhos de Deus, não seguimos os ensinamentos de Jesus, preferimos agir de acordo com a nossa vontade, fazemos o que o mundo nos ensina, e nos tornamos infelizes, e ainda cometemos o pecado que nos afasta do caminho do Reino de Deus.
Como vimos no Evangelho Jesus chamou a atenção dos fariseus, e hoje nos chama a atenção se não estamos fazendo a vontade de Deus, seguindo seus mandamentos, que nos deu para ser feliz.
Escolhemos o caminho do mal, o que o demonio aprecia, pois ele nos quer tirar do caminho de Deus, em nosso dia a dia mentimos, cometemos a injstiça, a maldade.
Precisamos zelar pela nossa saúde espiritual, rezar mais, ler a Biblia, meditar, fazer um exame de consciência para ver onde estamos errando, para ter uma vida de paz.
Sozinhos não conseguimos, só com a ajuda dos meios que Jesus nos deu, que estão na Igreja.
Jesus chamou a atenção dos fariseu e nos alerta para o nosso bem, não podemos viver na ociedade espiritual, nos preucupamos com a vida material, saúde fisica e nos esquecemos da principal a saùde espiritual.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Chamado de Deus para uma missão

Anunciai todos os dias a salvação de Deus, proclamai a sua glória ás nações.
Salmo 95,2

São Bartolomeu Apostolo

Chamado Natanael, verdadeiro israelita, sem falsidade, é apresentado a Jesus por Filipe.
Vencendo o preconceito, faz belo ato de fé:
Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel.
Segundo a tradição, foi evangelizador da India e da Armênia onde encontrou o mártirio.

Liturgia do dia Apocalipse 21, 9-14 João 1, 45-51

Todos nós temos uma vocação, Deus dá a cada um uma vocação, para que realizemos uma missão.
Deus nos chama a existência, e nos colocou um desejo de estar ao seu lado, e nos deu a capacidade para amar, de ter o desejo de servi-lo.
Quer a nossa união, mas somo livres de aceitar ou não, independente do seu desejo de sermos um.
Somos chamado a ser pescadores de homens, trazendo-os para formar o seu reino.
Natanael foi chamado e deu o seu sim, e o nosso, qual é?
Somos batizados, somos chamados por Deus, Ele nos dá a capacidade, a oportunidade e meios,
como bons filhos de Deus devemos como Natanael, a Virgem Maria, vimos ontem Santa Rosa de Lima, que deram sua vida a missão de Deus.
Se desejamos um mundo melhor, se queremos paz devemos trabalhar pela contrução, e só o conseguimos se fizermos a vontade de Deus, amando-o e levando a sua Palavra a todos.
Não precisamos sair do nosso ambiente, onde estamos viver os ensinamentos de Jesus, dando testemunho, e falando de Jesus.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nosso maior tesouro é Jesus

O reino dos céus é como um tesouro escondido.
Mateus 13,44

Santa Rosa de Lima

Nasceu em Lima no Peru em 1586, recebeu o nome Isabel Flores de Oliva.
Todos a chamavam Rosa devido a sua beleza, filha de Espanhois arruinados, desde cedo conheceu as adversidades e a dificil luta da vida.
Aos 20 anos, entrou na Ordem Terceira de São Domingos, viveu em uma pequena cela no fundo de sua casa, fazia muitas penitências, oração, ajudava os pobres.
Morreu com 31 anos de idade, é padroeira das Religiosas da América Latina.

Liturgia do Dia 2 Corintios 10, 17-18, 11, 2-3

Santa Rosa, de Lima tinha uma grande paixão por Jesus, deixou tudo e se consagrou sua castidade, e sua vida a Jesus, vivei com amor os ensinamentos de Jesus, a Palavra de Deus.
È um grande exemplo para cada um de nós, como nos pede o Evangelho da missa de hoje, devemos renunciar a tudo para conseguir o maior tesouro, O reino dos céus.e ter o amor de Deus.
Infelismente nós notamos que as pessoas de hoje vivem em função dos prazeres do mundo, do sexo desfreado, do ter, sendo egoistas e injustos.
Não podemos nos deixar guiar pelo instinto carnal, devemos aspirar as coisas do céu, deixar se iluminar pelo Espirito Santo, e agir como Santa Rosa de Lima viveu, deixando-se alimentar pela Palavra de Deus.
Lutar contra as tentações que o mundo material e carnal nos oferece, vencer até a aquelas pessoas que nos querem tirar do caminho do Senhor.
Façamos de tudo, o possivel e impossivel para ter o reino De Deus.

domingo, 22 de agosto de 2010

Entrar pela porta estreita

Fazei todo o esforço possivel para entrar pela porta estreita.
Lucas 13, 24


Liturgia do dia Isaias 66, 18-21 Hehreus 12,5-7.11-13
Lucas 13, 22-30

Tribulações enfrentam todos aqueles que desejam e querem seguir á Jesus, em casa, no trabalho, pricipalmente daqueles que não querem compromisso com Jesus.
Quem não tiver tribulação é porque não segue realmente a Jesus.
Ele não deseja que nós sofremos, mas é coisa natural da natureza humana sofrer as consequências daquele que o segue.
È preciso estar vigilante, procurar ser iluminado por Jesus, para ter sua luz, se deixar iluminar por ela, e poder ser luz no mundo
Perguntaram a Jesus: - È verdade que poucos se salvarão?
Jesus disse: È preciso entrar pela porta estreita, que devemos fazer todo o possivel para entrar.
Devemos desejar, ter disponibilidade, esforço, empreendimento se não desistimos.
Infelismente a gente vai sempre pelo mais fácil, em tudo procuramos o fácil, não gostamos de fazer esforço nenhum.
O demonio nos tenta, mostrando o lado fácil de tudo, e principalmente nos quer tirar do caminho de Deus.
Devemos procurar a luz de Jesus para encontarmos o caminho certo, e depois leva-la ao mundo para trnsforma-lo em um mundo justo, fraterno, e cheio de paz.
È na Igreja, através da Palavra de Deus, dos Sacramentos, e muita oração, encontramos a Luz de Jesus, e seremos iluminados por ela, e teremos força, coragem, para vencermos as tribulações da vida.
E conseguiremos construir um mundo de justiça e paz.
Esta é a missão de todo o batizado, ser discipulo e missionário de Jesus

sábado, 21 de agosto de 2010

Dar testemunho da Palavra de Deus

Por isso, deveis fazer e observar tudo o que ele fazem e dizem. Mas não imiteis as sua ações.
Mateus 23, 3


Liturgia do dia Ezequiel 43, 1-7 Mateus 23, 1-12

Em Ezequiel Deus se manifesta entre os exilados porque lá estão aqueles que viverão o acontecimento, e de lá Deus retorna ao templo renovado e purificado. ( Ezequiel 40)
Esse templo é simbolo danova comunidade de Israel e do culto profundo, que é fidelidade e obras de justiça.
Jesus Cristo com o dom do Espirito Santo e da Eucaristia faz dos cristãos o templo vivo de Deus, é liturgia, o testemunho vivo.
No Evangelho vemos a importância do nosso testemunho, Jesus alerta seus discipulos que devem fazer o que os mestres da lei falam, mas não devem fazer o que ele vivem e fazem, porque eles dizem uma coisa, mandam fazer, mas não fazem, e não vivem o que pregam.
Também nós precisamos ficar alertas, porque corremos o risco de anunciarmos a Palavra de Deus, e depois não damos testemunho.
È muito importante nós pregarmos a Palavra de Deus, mais importante é a gente vive-la em nosso dia a dia, onde as pessoas nos observam e veem as nossa atitudes.
Muitas vezes convencemos mais pelas nossas atitudes e ações do que por palavras.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O maior mandamento da lei de Deus

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22, 37- 39

Santo do dia São Bernardo

Nasceu na França em 1090, aos 19 anos entrou na Ordem de Cister, recem fundada, e tornou-se como seu segundo fundador. dos Cistersenses.
Seus sermões são preciosos comentários da Biblia e á liturgia.
Foi homem de muito estudo e grande contemplativo, Morreu em 1153

Liturgia do dia Ezequiel 37,1-14 Mateus 22, 34-40

Jesus nos alerta a obediência do Mandamento amar a Deus acima de tudo e ao próximo, nos ensina que devemos ter Deus em primeiro lugar em nosso coração, nada e ninguém deve ser mais importante para nós, e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.
O que nós não desejamos que nos façam não devemos fazer aos outros.
Devemos amar, como são, com seus defeitos e qualidades, perdoar quando nos magoam, nos ofendem. Jesus nos deu o exemplo amou a todos e perdou sempre.
Se realmente amamos seremos incapazes de falar mal de quem quer que seja, fazer fofoca, cometer injustiça, guardar mágua.
Se temos Deus em nosso coração conseguimos com facilidade amar, porque Deus é Amor, e quem o ama, ama a todos.
Somos irmãos, filhos de Deus, devemos viver como Jesus viveu, amando e perdoando.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vinde para a festa e ao grande banquete de Jesus!

Eu vos darei um coração novo e porei um espirito novo dentro de vós.
Ezequiel 36,26

Liturgia do dia Ezequiel 36, 23-28 Mateus 22,1-14

Todos nós somos convidados por Jesus, para estar com Ele por toda a Eternidade.
Para a vida verdadeira, para que todos nós possamos receber os dons celestiais.
Infelismente, nem todos aceitam o convite de Jesus, para estar ao seu lado, ouvir a Palavra de Deus, recebe-lo na Eucaristia, dão várias desculpas, eu não tenho tempo, preferem os prazeres do mundo.
A vida que Jesus nos oferece o mundo não dá, é uma vida de paz, alegria duradoura, viver eternamente no céu ao lado dos Anjos, Arcanjos, Querubins e os Santos, e principalmente ao lado de Jesus, de Deus e Nossa Senhora.
Já neste mundo teremos a verdadeira paz e alegria, que dura para sempre, o que o mundo oferece logo passa, e traz tristeza, angustia depressão.
O demonio quer nos tirar da presença de Jesus, no oferece um mundo colorido, bonito, alegre, que no fundo é completamente ao contrário, somente traz tristeza.
Jesus é Luz!
Junto de Jesus somos iluminados pela sua luz, que nos ilumina e nos ensina a viver os valores de Deus, a bondade, o amor, a caridade, a justiça, que nos fazem deixar de cometer os pecados.
Toda a vez que cometemos o pecado vivemos longe de Jesus, vivemos em um mundo de trevas, tristezas, ódio, injustiça, é só tristeza.
No dia de hoje Jesus te convida a viver sobre sua luz, e a fazer parte do Reino de Deus, participar do grande banquete celestial.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Somos chamados á viver e dar testemunho

As ovelhas dispersaram por falta de pastor, tornando-se presa de todos os animais selvagens.
Ezequiel 34, 5


Liturgia do dia Ezequiel 34, 1-11 Mateus 20, 1-16
Ezequiel chama a atenção do povo denunciando os falsos profetas, aqueles que levam as pessoas para o caminho errado.
Jesus é nosso único Pastor, aquele que nos conduz ao caminho de Deus nosso Pai.
Jesus nos chama a todos para sermos pastores dos irmãos, daqueles que não conhecem a Palavra de Deus, e não seguem o caminho do Reino de Deus.
Todos nós, irmãs consagradas, padres, catequistas, ministros da Eucaristia, agente de pastorais, devemos ser fiéis a Palavra de Deus, não somente anunciar por palavras e principalmente pela nossa vida, pelas nossas ações, atitudes e palavras.
Também são chamados a serem testemunhas todos os batizados que também devem anunciar.
Cada um de nós é chamado em hora diferente, em tempo diferente, mas todos devemos viver o que falamos, que anunciamos, senão estaremos dando falso testemunho.
Jesus sempre em todas as ocasiões viveu o que ensinou.
Devemos ouvir os que anunciam a Palavra de Deus, não podemos anuncia-la sem te-la ouvido antes, estaremos primeiro sendo discipulos para depois ser missionários.
Ter o discernimento em ouvir os verdadeiros pastores, e não ter inveja dos que anunciam, a injeja não é sentimento de Deus.
Muitas vezes caimos no erro de ter inveja dos que anunciam, devemos nos lembrar Jesus chama a todo, cada um em sua realidade, mas para o mesmo fim, asalvação de todos, para que todos possam viver no Reino de Deus.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ser herdeiro do Reino de Deus

Em Verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos céus.
Mateus 19, 23-30

Liturgia do dia Ezequiel 28,1-10 Mateus 19, 23-30

Quem entrará no Reino dos céus, é a pergunta que fizeram a Jesus.
Jesus respondeu: - Quem deixar pai, mãe tudo por causa dele Deus dará cem vezes mais, e o Reino dos Céus.
Deus nos ama infinitamente, nos dá muitas bênçãos e um lugar em seu Reino, se seguirmos a Jesus, não nos pede que abandonemos nossa familia, ao contrario nos manda ama-los, o que devemos fazer é amar a Deus acima de tudo e de todos, Deus deve estar no nosso coração em primeiro lugar.
Somos feitos por Deus a sua imagem e semelhança, somos seus filhos e herdeiros do seu Reino.
Infelismente nós somos muito apegados aos bens materiais, damos um valor muito grande as coisas terrenas, somos egoistas ao ponto de ser muitas vezes injustos com os outros, esquecemos que nada temos tudo é de Deus, somos apenas admistradores de Jesus.
Não somos agradecidos a Deus, que é nosso Pai Misericordioso, que nos ama e nos protege, ao ponto chega nosso egoismos que nos achamos auto-suficiente, que sabemos tudo e esquecemos até de Deus, não temos nem tempo para estar com Jesus, de rezar e ouvir sua Palavra e ensinamentos.
Deus deseja que todos nós sejamos seus herdeiros, e que todos nós estejamos um dia em sua glória, mas nos deixa livre para escolher se queremos ou não.
Se queremos devemos desapegar das coisas, dos prazeres e viver segundo os ensinamentos de Jesus e amando o próximo, sendo caridoso e justo, não pecando.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Viver com Jesus e por Jesus

Se tu queres entrar na vida eterna observa os mandamentos da lei de Deus.
Mateus 19,16,22

Santo Estevão da Hungria

Nasceu em 970, rei apostolico da Hungria, exerceu o cargo com sabedoria e empenho.
Consagrou o reino a Virgem Maria, fazendo justiça aos pobresa quem também evangelizava..
Morre em 1038.

Liturgia do dia Ezequiel 24,15-24 Mateus 19,16-22

Um jovem perguntou a Jesus:
O que devo fazer para possuir a vida eterna ?
Observa os mandamentos da lei de Deus.
Devemos procurar ser perfeitos, além de observar os mandamentos, se desprender dos bens terrenos, morrer para si mesmo,fazendo a vontade de Deus, ter caridade para com os necessitados, ser generoso.
Deixar a vida antiga, todos os pecados e viver uma vida nova.
Como nos pede o Documento de Aparecida ser discipulo e missionário de Jesus, isto é, seguir a Jesus, aprender seus ensinamentos, e leva-los a outras pessoas.
Ter uma vida mergulhado em Deus, viver para Jesus e com Jesus, para que Deus possa realizar maravilhas em sua vida.
Como a Nossa Senhora que se entregou a Deus, deu seu sim, fazendo toda a vontade de Deus.
O jovem rico do evangelho não foi capaz de deixar tudo para seguir a Jesus, o que hoje Jesus nos pede é que não nos apeguemos aos bens mateiais, tornando escravos deles podemos ter-lo mas sem nos escrevisar por eles.
Se libertar da vida futil, inutil e viver uma vida de amor e misericórdia para com o proximo, deixar de ser egoista e invejoso, injusto.
Viver uma vida voltada para os bens do céu.

domingo, 15 de agosto de 2010

Nosso sim á vontade de Deus

Agora, realizou-se a salvação, a força e a realza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo.
Apocalipse 12,10

Assuunção de Nossa Senhora

Liturgia do dia Apocalipse 11,19;12,1-3-6 1 Corintios 15,20-27
Lucas 1, 39-56

Dia das Religiosas

Principio Teológico da festa de Hoje--A Virgem Maria é a esperança da Igreja primitiva, do povo antigo.
Nossa Senhora entra para a história da salvação para que se realize a salvação do povo.
A virgem Maria, amava muito a Deus, desde menina ouve a Palavra de Deus, e por amor se consagra, consagra sua virgindade, se entrega a Deus.
Quando ouve o pedido de Deus através do Anjo dá o seu sim, inicia um novo tempo para os que creem em Deus.
Durante toda a sua vida, com São José, menino Jesus, faz a vontade de Deus, e até o fim de sua vida terrena.
Exemplo para cada um de nós, que buscamos o Reino de Deus, viver por amor a Deus e fazer sua vontade.
È o desejo de Deus que todos nós vamos um dia fazer parte de seu Reino, para isto depende de cada um de nós, fazer sua vontade, viver como Jesus ensinou.
Que tenhamos Nossa Senhora como nossa companheira e seguindo seu exemplo.

Rezemos pela perseverança e saúde de todas as religiosas que um dia deram seu sim ao chamado de Deus se consagrando a Deus.

sábado, 14 de agosto de 2010

O Reino de Deus é das crianças

Jesus disse: Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim porque delas é o Reino dos céus.

Mateus 19,14



São Maximiliano Maria Kolber



Nasceu na Plonia em 1894. Sacerdote exemplar e ardoroso devoto de Nossa Senhora.

Desenvolveu intenso apostolado missionário na Europa e Asia
Prioneiro no campo de concentração de Auschvitz, ali se ofereceu para morrer no lugar de um pai de familia, em 1941.

Liturgia do dia Ezequiel 18,1-10. 13, 30-32 Mateus 19,13-15
Jesus faz das crianças os privilégios do Reino de Deus.
As crianças estão no centro da familia, da igreja e da sociedade, deve-se a elas todo o respeito.
Jesus disse que a Palavra de Deus e compreendida pelos pequenos, isto é pelos humildes.
As pessoas orgulhosas tem o coração fechado á Palavra de Deus, se julgam auto- suficientes para viverem, não precisam de ninguém , e nem de Deus.
Devemos ser humildes, reconhecer que Deus é nosso Pai, nosso Senhor, que tudo sabe, tudo conhece e possui um coração misericordioso.
E Jesus nos pede que nosso coração seja como das crianças sinceras, puras de toda a maldade e malicia.
E fazer como elas fazem confiam em seus pais inteiramente, assim devemos confiar em Deus que é nosso Pai.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Deus criou o ser humano para formar a familia

Jesus disse: Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá á sua mulher, e os dois serão uma só carne.
Mateus 19, 3

Liturgia do dia Ezequiel 16, 1-15.60.63 Mateus 19, 3-12

Deus criou o ser humano e mandou que formassem uma familia.
No Evangelho da missa de hoje Jesus disse: Que o homem e a mulher deixaram pai e mãe e se unirão formando um só,e formarão uma familia.
Esta familia deverá viver unida, e com muito amor e união entre eles, e nada e nem ninguém poderá separar o casal.
Cada um deverá morrer para si mesmo e viver para o outro.
Realizando na familia a aliança de amor para com Deus, amando a Deus acima de tudo, e vivendo os principios evangelicos.
Os pais educar seus filhos iluminados pela Palavra de Deus, educando-os na fé, e na Igreja.
Deve haver amor e perdão entre o casal, se compreedendo e amando.
A familia é a primeira igreja de Jesus, que é a cabeça da igreja, o marido ser fiel esposa e zelar por ela e pelos filhos, e a esposa respeitar o marido, e juntos educar os filhos.
Devem se espelhar em Josè e a Virgem Maria, que educaram Jesus no caminho de Deus.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Perdoar sempre para que Deus nos perdoe

È assim que meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.
Mateus18,35

Santa Joana Francisca de Chantal

Nasceu em 1572, esposa do barão de Chantal e mãe de seis filhos.
Viveu profundamente os conselhos evangelicos, sob a orientação de São Francisco de Sales.
Praticou obras de caridade para com os pobres e doentes, morreu em 1641.

Liturgia do dia Ezequiel 12, 1-12 Mateus 18,21-35

Os dicipulos perguntaram a Jesus quantas vezes devemos perdoar a quem nos ofende, e Jesus contado uma parábola nos ensina que devemos perdoar não sete vezes, mas perdoar sempre.
Ontem aprendemos que não podemos fazer fofocas, falar mal das pessoas, e hoje além de tudo que aprendemos ontem devemos perdoar sempre.
Durante a sua vida terrena Jesus sempre amou e perdoou a todos, até os que o mataram;
.Infelismente a lei dos homens de hoje e do mundo em que vivemos pede o contrário, nos ensina a agir mal, guardar ódio, mágua, e ficar falando a todo o mundo dos erros e defeitos do irmão.
A mágua, o ódio nos faz mal, porque nos faz sofrer e nos tira a paz do coração, e um coração sem paz, nos tira a tranquilidade, o sono, a fome, a saúde, nos tornamos pessoas agustiadas, depresivas, inquietas.
A nossa vida perde o sentido de viver, de trabalhar, nada mais tem impotância em nossa vida.
Queremos que Deus perdoe os nossos erros, mas Jesus disse, e ao rezarmos o Pai nosso dizemos que devemos perdoar, por isso Deus somente nos perdoa se a gente perdoar a quem nos ofedeu.
Somos filhos de Deus, feitos a sua imagem e semelhança, devemos viver como Jesus viveu, amando e perdoando, e fazendo de tudopara não pecar mais.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Não julgar e não condenar ninguém

Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo!
Mateus 18,15

Festa de hoje--- Santa Clara de Assis
Nasceu em Assis em 1193, rica e bela, imitando o exemplo de Francisco, fugiu de casa aos 18 anos, para se consagrar a Deus.
Dedicou-se as obras de caridade aos pobres, doentes, seguindo o caminho da pobreza evangélica e desprendimento absoluto das coisas deste mundo.
Morreu em 1253 depois de longa efermidade.

Liturgia do dia Ezequiel 9, 1-7; 10,18-22 Mateus 18,15-20

A missão do profeta Ezequiel foi denunciar e corrigir as pessoas que andavam no caminho errado, longe de Deus, cometendo o pecado.
No evangelho Jesus nos ensina a amar e perdoar o irmão que erra, que comete o pecado, ajuda-lo a seuir o caminho certo, a ser nova criatua.
Muitas vezes nós em vez de perdoar nós julgamos, falamos mal ás pessoas, contando suas faltas, devemos agir ao contrario, amando, perdoando e ajudando a sair do pecado.
Jesus em toda a sua vida entre nós, nunca aceitou o pecado, sempre ensinou a não pecar, como agir fazendo a vontade de Deus, nunca condenou ninguém ao contrario amou e perdoou, teve misericórdia e compaixão.
Esta de ve ser a nossa atitude, quando um irmão erra, o chamemos, mostramos o amor e a misericòrdia de Deus e ensinemos o caminho da salvação.
È a missão principal do pai e da mãe com amor educar seus filhos no caminho do bem, obedecendo os mandamentos, sendo exemplo, dando testemunho.
Para que na familia haja paz, deve haver amor, unidade, dialogo entre seus membros, e muita oração e leitura da Biblia.
Façamos hoje o propósito de não julgar e nem condenar ninguém, e não falar mal aos outros.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dar á Deus com alegria

Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimemto, pois Deus ama quem dá com alegria.
2 Corintios 9,6-10


Santo do dia São Lourenço

Era diácono da igreja de Roma e morreu mártir na perseguição de Valeriano, qutro dias depois do Papa Sisto II, e de quatro colegas diáconos romanos.Viveu profundamente a sua fé e dela deu testemunho ousado e bom humor, pricipalmente na hora do mártirio.

Liturgia do dia 2 Corintios 9,6-10 João 12, 24

Jesus Cristo é o semeador que lança a semente, que é a Palavra de Deus, o Evangelho, a Boa noticia, Ele deseja que ela entre no coração dos homens e produza bons frutos.
Depende se o coração das pessoas a acolhe ou não.
Se acolhemos com amor á Deus, ela entra no nosso coração, e dá frutos bons, amor, caridade, justiça, misericórdia, bondade..,
São Lourenço acolheu a Palavra de Deus em seu coração, e com amor e alegria vivia os ensinamentos de Jesus, e transmitia a todas as pessoas.
Somos filhos e filhas de Deus, feitos á sua imagem e semelhança, portanto devemos ser bons filhos, amando á Deus acima de tudo e de todos, e servir a Jesus sendo discipulos e missionários,
Acolhendo a Palavra de Deus e a levando aos irmãos, Deus ama quem o serve com alegria.
Todo o pai e mãe deve semear a Palavra de Deus aos seus filhos, para que cresçam á luz de Jesus, educa-los a luz do Evangelho para que encontrem o caminho do Senhor, a paz e a verdadeira alegria.
Não precisamos sair para longe para levar a Palavra de Deus, em nossa casa, com os familiares, no serviço, no lazer semear a Palavra de Deus.
Jesus aos doze anos já ficou no Templo falando de Deus aos doutores da lei, devemos catequizar nossos filhos desde pequenos, para que como Jesus cresçam em tamanho,sabedoria e graça diante de Deus.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A glória de Jesus Cristo

Pelo anúncio do nosso evangelho vos chamou para tomardes parte na glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Tessa lonicenses 2, 14

Liturgia do dia Ezequiel 1, 2-5.24-28 Mateus 17,22-27

O profeta Ezequiel tenta explicar a glória de Deus pelo que viu, que Deus preparou.
o povo imaginavam que o messias era um Senhor com exercito, e gora Jesus falava aos discipulos, que O Filho do Homem vai ser preso, sofrer, morrer e ressuscitar, não compreendiam e não aceitavam o sofrimento.
Jesus chama a atenção que não era o pensamento de Deus e sim do demonio.
Hoje sonhamos com uma igreja gloriosa e poderosa sem pecado, e não é bem assim.
Nós veremos a glória de Deus que se manifestará a nós a medida que nos entregarmos a Ele, quando aceitamos Jesus em nossa vida e vivermos a Palavra de Deus.
Jesus nos pede que vivamos os valores que nos levam ao Reino de Deus, não mentir, não magoar as pessoas, ser justo, não roubar, não dizer palvras maliciosas, não se irar, ficar com raiva.
Nos pede para deixar tudo que não é da vontade de Deus, e viver os valores cristãos, devemos ser diferentes das pessoas que não creem, que o mundo ensina.

domingo, 8 de agosto de 2010

Viver os valores do Reino de Deus na familia

Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado de Deus dar a vós o reino.
Lucas 12, 32

Dia dos Pais
Liturgia do dia Sabedoria 18, 6-9 Hebreus 11, 1-2.8-19 Lucas 12,32-48

Apesar de todos os acontecimentos tristes que notamos no mundo Deus não nos abandona, são os homens que esquecem da aliança que fizemos com Deus através de Abraão, e estão preferindo os bens materiais, deixando de buscar o verdadeiro tesouro, o Reino de Deus.
Jesus no Evangelho da missa deste domingo nos alerta a buscar o verdadeiro tesouro, que ninguém nos tira, o Céu.
Para isto nós precisamos ter fé em Deus, foi o que fez Abraão a deixar casa, terra e partir, realizou a aliança de amor com Deus.
Precisamos confiar, crêr em Jesus, segui-lo, fazer o que nos ensinou, viver os verdadeiros valores, obedecer os mandamento da lei de Deus.
Deus Criou o homem á sua imagem e semelhança, instituiu a familia, e é nela que devemos viver os seus valores, amando uns aos outros, pais e filhos unidos pelo mesmo ideal, se respeitando, perdoando, um se preocupando com o outro, todos juntos lutando junto, buscando o Reino de Deus.
Não podemos nos deixar levar pelos falsos valores que o mundo nos dá e nos oferece, que passam, e nos trazer a tristeza, a angustia, os do cèu nos dão alegria e paz.

Viver os valores do Reino de Deus na familia

sábado, 7 de agosto de 2010

Fé verdadeira

Em verdade vos digo, se vós tiverdesfé do tamannho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá irá. E nada vos será imoissivel.
Mateus 17, 20

Liturgia do dia Habacuc 1, 12-17.2,4 Mateus 17, 14-20
Os discipulos não conseguiram realizar o milagre, perguntaram a Jesus porque?
Jesus respondeu que o milagre não de deu porque não tinham fé verdadeira, tinham pouca fé.
Se tivesem a fé do tamanho de uma semante de mostarda tinha acontecido.
Ter pouca fé, não significa a gente ter fé pequena, mas significa que a nossa fé não é verdadeira, autentica.
Muitas vezes dizemos que temos fé, mas quando rezamos pedindo uma graça maior, pensamos:
-- Será que vou conseguir?
-- Será que Deus vai me atender?
Existe em nosso coração a dúvida, que é impendimento para recebermos a graça.
Fé autentica, é crer na certeza de receber a graça, é se entregar nos braços de Jesus, como uma criança confia em seu pai.
Estando em companhia do pai brinca tranquila, não tem medo.
Quando o pai se afasta, que ela não o vê, se enche de medo e chora.
Jesus uma vez disse que devemos ser como as crianças, é por isso elas confiam nos pais, são sinceras, amam de verdade.
Os adultos complicam tudo, tem dúvida no coração, não são sinceros, não se entregam inteiramente nos braços de Jesus.
Quando rezam, seus pensamentos voam e pensam no serviço, nas atividade, não conseguem se consentrar, as coisas e trabalhos são mais importante que seu amor por Jesus.
Toda a vez que vamos rezar devemos esquecer tudo e todos, pensar, amar, adorar somente a Jesus, depois confiar, ser sincero entregar seus problemas, dificuldades a Jesus.
Jesus nos ama, quer a nossa felicidade na terra e nossa salvação eterna,.
Somente não nos atende se o que pedimos não for para o nosso bem e nossa salvação eterna.
O que desejamos pode parecer bom, mas nem sempre é, Jesus conhece e sabe todas as coisas, e sabe o que é melhor para cada um de nós.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Também devemos nos transfigurar

Este é o meu filho, o escolhido. Escutai o que Ele diz.
Lucas 9,35

Festa Transfiguração de Jesus

Liturgia do dia Daniel 7, 9-10.13-14 Lucas 9,28-36

Transfiguração significa mudar.

Jesus foi á montanha para rezar e levou consigo Pedro, João e Tiago, enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante.
Os discipulos querem fazer três tendas para Jesus, Elias e Moisés que apareceram em seu lado, mas Jesus não deixa.
Quando a gente tem intimidade com Jesus, quando estamos sempre em união naturalmente aos poucos nós vamos nos transformando, de forma que as pessoas que conosco vivem vão percebendo.
Vamos reconhecendo nossos erros, nossas dificuldades e vamos mudando de vida, vamos vivendo como Jesus viveu e nos ensinou segundo a Palavra de Deus.
Quem ama a Jesus se deixa iluminar por Ele, se une a Ele através da oração, da leitura e meditação da Biblia, o que aos poucos o transfoma, fazendo que mude radicalmente de vida.
Passa a amar os irmãos, praticando a caridade, quando é ofendido em vez de acredir o ama e perdoa, reza por eles.
Suaa atitudes e ações mudam, já não são a mesma pessoa.
esta deve ser a atitude de todos nós, deixar ser modelado por Jesus.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nosso Libertador, nosso Salvador Jesus

Tu és o Messias, o Filho de Deus!
Mateus 16,16

Liturgia do dia Jeremias 31, 31-34 Mateus 16,13-23

Pedro faz sua profissão de fé a Jesus: - Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo!
È essa que deve ser a nossa profissão de fé, crer que Jesus Cristo é o Messias enviado por Deus para nos salvar, realizar a eterna aliança de amor entre Deus e os homens.
Jesus o Filho Ùnico de Deus, é nosso Salvador, nosso Mestre, nosso melhor amigo, que caminha conosco, nos ilumina e nos protege de todo o mal.
Nos conhece desde antes de nascemos, nos chama pelo nome, e deseja permanecer em nosso coração, ser nosso companheiro do dia a dia.
Ele deve ser a pessoa mais importante da nossa vida, devemos deixar que Ele reine em nossa vida, viver segundo seus ensinamentos.
Cada um de nós é um instrumento de Jesus, assim como enviou Pedro e seus discipulos nos envia a ser missionários de sua Palavra e de seus ensinamentos.
Para que podemos ser bons missionários devemos em primeiro lugar ser discipulo, ouvindo os ensinamentos de Jesus, contidos na Biblia e explicados na missa pelo sacerdote, depois viver-los e levar a outras pessoas.
Através de Pedro iniciou a Igreja, meio de salvação, nela encontramos além da explicação da Biblia, os Sacramentos que nos dão a salvação.
Amemos a Deus acima de tudo e vivamos como Jesus nos ensinou e viveu, amando a Deus e ao próximo, e teremos a paz.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rezar com perseverança e confiança

Mulher, grande é tua fé! Seja feito como tu queres! E desde aquele momento sua filha ficou curada.
Mateus 15, 28

São João Maria Vianney

Nasceu em Lião, França no ano de 1786.
Superadas muitas dificuldades, pode ser ordenado sacerdote.
Foi-lhe confiado a paróquia de ars, na diocese de Bellley, que por pregação, mortificação, oração e caridade governou e transformou de modo admirável.
Considerado exelente confessor, de todas as partes acorriam fiéis a sua procura ara confessar e recebiam piedosamente seus conselhos.

Liturgia do dia Jeremias 31, 1-7 Mateus 15, 21-28

Jesus disse que veio para as ovelhas perdidas de Israel, mas a mulher suplica e implora por sua filha, e Jesus a atende, porque viu sua grande fé.
Jesus sempre atende aos que o procuram com fé, confiança, humidade e perseverança.
Hoje Jesus nos ensina que devemos sempre que necessitamos de uma graça ir ao seu encontro e pedir com fé, confiança, acreditando que Ele pode fazer, e ser perseverante.
Nunca deixou de atender quem o procurava com fé.
Muitas vezes nós pedimos sem fé, enão somos perseverante na oração.
Também precisamos ver como estamos agindo, se estamos vivendo segundo seus ensinamentos, se estamos deixando de amar o próximo, desobedecendo a Palavra de Deus.
Muitas vezes nós somente o buscamos em nossas necessidades, devemos ter uma vida de união com Deus, Jesus sempre rezava aoPai.
Precisamos ter em nosso dia momentos de intima união com Jesus pela Palavra e oração.

São João Maria Vianny, foi um sacerdote que atendia a todos com dedicação e amor, foi um grande confessor, é o patrono dos sacerdotes.
Rezemos pelo nosso padre, e por todos do mundo todo.
Sem Eles não teremos a Palavra e a Eucaristia.
Merecem nossa .amizade

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Enfrentar as tempestades com fé e coragem.

Sereis meu povo e eu serei vosso Deus.
Jeremias 30,22

Liturgia do dia Jeremias 30,1-2.12-15.18-22 Mateus 14, 22-36

Jesus queria ficar á sós com o Pai, foi a montanha para rezar.
Na madrugada veio uma tempestade, Ele foi ao encontro de seus discipulos que estavam no alto mar, estavam assustados.
Vai ao seus encontros andando no mar, os discipulos pensam que era um fantasma, e ficam com medo, e Jesus diz:- Coragem não tenham medo, sou eu.
Pedro querir ao seu encontro e Jesus disse vem, quando estava caminhando sentiu um forte vento e teve medo e Jesus diz:
Homem de pouca fé, porque tem medo?
Jesus está sempre conosco, nos protegendo, durante a nossa vida, no nosso dia a dia enfrentamos várias tempestades, porém não podemos ter medo, tristeza, desânimo.
Devemos ter fé em Jesus, que Ele nos dará força, coragem e nos iluminará para vencermos.
Quando sentirmos tristeza, medo, não podemos nos fechar, isolar,jogar a tristeza fora, com coragem, fé, esperança enfrenta-la deixando que Jesus vai agir, fazendo o que for melhor para nós e para a nossa salvação.
Quando nascemos temos fé, mas precisamos alimenta-la, rezando bastante, estando unidos a Jesus, lendo a Biblia, indo a missa, que é a maior oração que temos,nela encontramos a Palavra de Deus, os ensinamentos de Jesus, e recebemos o próprio Jesus na Eucaristia.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ter misericórdia para com o próximo

Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.
Mateus 14, 14

Liturgia do dia Jeremias 28, 1-17 Mateus 14, 13-21

Jesus Cristo foi ao deserto porque haviam matado seu primos João Batista, estava de luto, triste pela grande separação.
Mas a multidão foi até Ele, não o deixou tranquilo em sua dor, viu a multidão e a acolheu com amor e misericórdia.
Vendo que era tarde e estavam com fome e cansados deu-lhes de comer, realizando o milagre da muitiplicação dos pães e dos peixes.
Jesus tem um coração misericordioso, não deixa ninguém sofrendo, mesmo triste, cansado não deixa de acolher com muito amor e caridade.
Lição para cada um de nós, que devemos seguir seu exemplo e sempre atender com amor e caridade aos que nos procuram, sem egoismo.
Jesus nos ensina a amar os outros, mesmo aqueles que nos fazem sofrer, dar o perdão, rezar por eles, nunca falar mal, dizer seus defeitos.
Imitar seu coração manso, humilde, é o dever do cristão.
Acolher a Palavra de Deus em seu coração, deixando que ela dê seus frutos de amor e bondade.

domingo, 1 de agosto de 2010

Desejar as coisas do Céu

Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado á direita de Deus, aspirai ás coisas celestes e não ás coisas terrenas.
Colossenses 3, 1

Dia dos padres
Reze pelo seu padre, e por todo o clero.
Pelas vocações sacerdotais.

Liturgia do dia Eclesiatico 1, 2;2, 21-23 Colossenses 3, 1-5.9-11
Lucas 12, 13-21

Vaidade das vidades, tudo é vaidade!
Jesus hoje nos alerta que não podemos deixar levar pela vaidade.
Vaidade e quem trabalha sem inteligência, é a pessoa que nunca está satisfeita com o que possui, sempre deseja mais e mais.
Deus quer que nós tenhamos o necessário para viver com dignidade, com conforto.
Devemos ter uma casa conortavel, bem cuidada, com zelo, cuidar da nossa saúde, se alimentado com alimentação saudavel, mas não podemos ficar presos a ao luxo esagerado, a ter muitas coisas que não precisamos somente plo motivo te ter.
Ao ponto de se tornas escravo dos bens materiais, e não te-los pra nos servir e ajudar a viver com dignidade e conforto.
Há pessoas quepara ter mais até prejudicam os outros, seus próprios irmãos, pais...
Vivemos em uma época onde o cosumismo fala mais alto, o verdadeiro cristão não pode se deixar levar pela propaganda, e pelosvalores do mundo.
antes fazer de tudo para conseguir as virtudes que o levam a santidade e receber o Reino de Deus.vivendo sua Palavra.